Santuário realiza mais uma edição da Romaria dos Coroinhas

Coroinhas de toda a Arquidiocese participam de Romaria

Como parte da programação do Novenário de São José de Ribamar, foi realizada mais uma edição da Romaria dos Coroinhas na cidade balneária. O objetivo da romaria é reunir coroinhas de todas as paróquias da Arquidiocese num evento feito especialmente para eles. Não há período mais propício que a novena do Padroeiro do Maranhão.

O evento começou com concentração no Liceu Ribamarense e seguiu logo após a bênção inicial para o Santuário Arquidiocesano, onde grande número de fiéis já aguardavam a santa missa. Padre Cláudio Roberto, reitor, e padre Eudo Ferreira, pároco solidário, participaram juntos da caminhada e animaram os coroinhas participantes.

Ao chegarem ao Santuário dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar, aguardava a romaria junto aos fiéis do Padroeiro. O bispo presidiu a santa missa das 17h ao lado dos párocos. Padre Irailson Dias, pároco solidário, que acolheu o bispo em sua chegada, concelebrou também.

Novos coroinhas - A santa missa campal foi realizada na porta do Santuário. Os próprios coroinhas realizaram a liturgia da palavra e serviram o altar. Na ocasião, foram instituídos os novos coroinhas do Santuário que já iniciam seus trabalhos pastorais servindo o altar do Senhor neste novenário.

O coroinha é uma criança ou adolescente que se dispõe a servir o altar do senhor, sendo o auxiliar direto do presidente da celebração. Após dado período de formação, que varia de paróquia para paróquia, o coroinha participa do rito da investidura, e, apresentado a comunidade, passa a servir o altar.