Buscar
  • Pascom SJR

Romeiros ganham mais uma oportunidade de celebrar São José de Ribamar



As missas do padroeiro acontecem todo dia 19, ao meio-dia

Ao longo da história, diversos papas perceberam e ratificaram a importância da devoção a São José. Em 1870, por exemplo, o papa Pio IX o declarou padroeiro universal da Igreja; anos mais tarde, Pio XII o declarou como exemplo para todos os trabalhadores. Assim, o pai adotivo de Jesus é invocado como intercessor em diversas necessidades humanas, entre elas, a justiça social, a família e a boa morte.

Além dos papas, outros santos e doutores da Igreja viram em São José um grande mestre. Santa Teresa de Ávila, a primeira doutora da Igreja, ensinava que cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas que São José nos socorre em todas. “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”, afirmou.

No Maranhão, a devoção a São José surgiu logo nos primeiros contatos com os europeus, ainda no século XVII, quando trouxeram imagens e ergueram uma ermida acima do mar, tudo em honra ao santo milagroso. Assim surgiu São José de Ribamar, o padroeiro de todos os maranhenses e a quem a população tem peculiar devoção.

Na cidade que leva o nome do santo, existem diversos momentos para festejar o padroeiro, entre eles, a sua festa universal no dia 19 de março. “Celebrar São José é sempre motivo para louvar a Deus e reconhecer as virtudes deste santo”, explica o vice-reitor do santuário, padre Gutemberg Feitosa.

Ainda de acordo com o vice-reitor, os padres e paroquianos perceberam que a movimentação de romeiros se intensifica diariamente. “São diversos peregrinos que acorrem ao santuário para pagar as suas promessas ou fazer pedidos ao padroeiro do Maranhão”, conta.

Por este motivo, a reitoria e o conselho paroquial do santuário optaram por celebrar mensalmente a solenidade de São José, sempre no dia 19, ao meio-dia. Além disso, reforçar a novena semanal, que acontece toda quarta-feira, às 17 horas.

“Celebrando o nosso padroeiro anual, semanal ou mensalmente tem o mesmo fim: louvar a Deus, reverenciar o nosso santo, buscar uma vida de conversão e amadurecer a fé; sempre à luz da palavra de Deus e nos alimentando com a Eucaristia”, finaliza o pároco solidário.

#SãoJosédeRibamar #PadroeirodoMaranhão #diadeSãoJosé

0 visualização
Paróquia e Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar

 

Praça São José, 239, Centro, São José de Ribamar – MA

CEP: 65110-000
Contatos: (98) 3224 - 1147 | (98) 9.8895 - 6905

E-mail: santuariosjrs.adm@hotmail.com

whatsapp-logo.png