Buscar
  • Pascom SJR

No dia de São José Santuário reúne milhares de romeiros em missa de encerramento na Concha Acústica



A missa presidida pelo arcebispo na tarde do dia 19, após a tradicional procissão, marcou o encerramento do novenário do Padroeiro do Maranhão 2018

O novenário do Padroeiro do Maranhão é um evento cativo no coração dos romeiros de São José de Ribamar, que, em março, peregrinam à cidade-Santuário para honrar o padroeiro o universal da Igreja.

São José é tradicionalmente festejado a 19 de março, desde que o papa Gregório XV, em 1621, declarou de preceito a festa litúrgica deste dia. Elevado por Pio IX a padroeiro universal da Igreja, São José de Ribamar foi elevado pelos maranhenses à padroeiro estadual, uma devoção acolhida pela Igreja e reconhecida pelos poderes públicos municipal da cidade balneária e do Estado.

Desde o alvorecer a cidade acolhe romeiros vindos de diferentes partes do país; as caravanas do interior do Estado mostram quão grande é o Maranhão. Às 06h a primeira missa no Santuário foi celebrada, seguida de missas às 08h30, 11h, 15h – missa de envio da procissão, e 17h, santa missa solene de encerramento presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva. Houve ainda batizados às 10h e louvor, organizado pelo apostolado da oração arquidiocesano, às 14h.

A tradicional procissão que percorre importante via da cidade, levou milhares de romeiros à caminhar com São José. Momentos antes da chegada da procissão à Concha Acústica, dom José Belisário declarou “nós temos uma belíssima tarde, São José de Ribamar, a cidade, tem sua beleza, com seu mar e tudo mais, isto nos dá muita alegria para celebrar”.

Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, na chegada da procissão, antes da missa de encerramento, agradeceu aos romeiros, aos devotos de São José de Ribamar, à Igreja do Maranhão, aos meios de Comunicação e autoridades da cidade e do Estado presentes. “Muito obrigado a todos que fazem deste Santuário esta importante casa de veneração à São José, a Virgem Maria, sua esposa, e de louvor à Deus, o nosso Senhor”.

Este ano um número maior de fiéis foi constado quando toda a praça matriz, a exemplo do que ocorre em setembro, foi tomada por romeiros que permaneceram até o final, quando o oratório de São José de Ribamar retorna ao Santuário. O oratório é uma réplica do original que estar no altar-mor do Santuário; do mesmo modo que já acontece em setembro com a imagem principal, a imagem peregrina de São José de Ribamar ganha seu oratório para as procissões de março, maio e dezembro.

A edição do novenário 2018 agradou aos fiéis que já esperam as próximas festas, como conta dona Maria José, de Carutapera -MA, “São José de Ribamar é o nosso protetor, não há quem diga que não seja ele o padroeiro dos maranhenses; venho todos os anos, sempre que posso, em todas as festas! Espero as próximas, não posso deixar de celebrar meu padrinho, São José de Ribamar, que me faz sentir a presença de Deus em mim e a sua graça em minha família”.

#Encerramentodo #Novenário #SãoJosédeRibamar #PadroeirodoMaranhão

97 visualizações
Paróquia e Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar

 

Praça São José, 239, Centro, São José de Ribamar – MA

CEP: 65110-000
Contatos: (98) 3224 - 1147 | (98) 9.8895 - 6905

E-mail: santuariosjrs.adm@hotmail.com

whatsapp-logo.png