Buscar
  • Pascom SJR

Reitoria do Santuário concede entrevista e fala dos preparativos finais para a festa do Padroeiro

A primeira festa do ano dedicada ao Padroeiro do Maranhão, ocorre de 10 a 19 de março, na Cidade-Santuário São José de Ribamar - Ma.


Padre Cláudio Roberto, reitor

Às vésperas da abertura do Novenário de São José de Ribamar 2020, os padres Cláudio Roberto dos Santos Cruz e Gutemberg Feitosa, respectivamente, reitor e vice-reitor do Santuário, concederam entrevista à Rádio Educadora do Maranhão, nesta segunda-feira (09), no programa Roda Viva.


Em conversa com o jornalista Juraci Filho, padre Cláudio Roberto esclareceu sobre as datas em que o santo padroeiro do Maranhão é celebrado: “Na verdade, o Dia de São José na Igreja Católica é 19 de março. Aqui no Maranhão nós celebramos São José no mês de setembro porque nós sabemos que o mês de março comporta uma grande quantidade de chuvas. Então por isso os missionários haviam transferido para setembro”, comentou.


O Dia de São José na Igreja Católica é 19 de março. Aqui no Maranhão nós celebramos São José no mês de setembro porque nós sabemos que o mês de março comporta uma grande quantidade de chuvas.

O reitor também falou sobre as novidades implantadas em sua gestão: “Havia um pequeno tríduo, bem simples, em março. Quando chegamos ao santuário, nós colocamos um novenário completo. Em setembro havia dez dias de festa e nós colocamos um mês. Tem sido um sucesso, o povo participa com muito carinho”, finalizou.


Padre Gutemberg Feitosa

Por sua vez, padre Gutemberg Feitosa, falou sobre o que espera para o dias da festividade: “A expectativa é sempre que a gente possa realizar um festejo de evangelização e de grande espiritualidade. Esse é o objetivo principal: nos alimentarmos da Palavra de Deus, dos sacramentos da Eucaristia e, assim, nesta caminhada quaresmal, que é o tempo em que vivemos esse primeiro festejo, que a gente chegue na Páscoa mais convertido, mais santificado”, pontuou.


Tema e lema


Alinhado com o tema da Campanha da Fraternidade 2020 e com o Ano Missionário Arquidiocesano, o novenário será guiado pelo tema São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão, e pelo lema Fraternidade e vida: dom e compromisso. São José, provedor do lar de Nazaré, em suas virtudes, é inspiração na defesa da vida plena como dom de Deus e compromisso do cristão em missão.


Programação de missas


Segunda: 17h e 19h

Terça e sábado: 6h, 15h, 17h e 19h

Quarta e sexta: 6h, 17h e 19h

Domingo: 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h,17h e 19h

Quermesse: todos os dias, às 20h30

Dia 19 (quinta-feira): 06h, 08h30, 10h (batizados), 11h, 15h, 16h (procissão) e às 17h30, missa campal de encerramento na Praça do Santuário.

37 visualizações
Paróquia e Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar

 

Praça São José, 239, Centro, São José de Ribamar – MA

CEP: 65110-000
Contatos: (98) 3224 - 1147 | (98) 9.8895 - 6905

E-mail: santuariosjrs.adm@hotmail.com

whatsapp-logo.png