Santuário pronto para celebrações de fim de ano
Programação de Natal e Ano Novo atrai romeiros do padroeiro do Maranhão
Para os cristãos, a celebração do Natal é precedida pelo período conhecido como Advento, um momento de preparação para a noite do nascimento de Jesus Cristo. É o primeiro tempo do ano litúrgico, propício para a vivência do arrependimento e promoção da fraternidade e da paz.
Durante todo o mês de dezembro, párocos solidários e paroquianos de São José de Ribamar vivem momentos fortes da espiritualidade cristã, preparando-se e acolhendo os diversos romeiros e devotos que escolhem estas datas para estar no santuário do padroeiro do Maranhão.
“O santuário também se prepara para as reflexões do sínodo da juventude, ajudando a Igreja a discernir como melhor ajudar os jovens”, revela o vice-reitor, padre Gutemberg Feitosa, referindo-se à reunião dos bispos do mundo inteiro para debater temas como fé e discernimento vocacional.
A chegada de um novo ano também traz provocações sobre o papel do leigo nas ações de evangelização, com a celebração do Ano do Laicato, cujo início foi em 26 de novembro - solenidade de Cristo Rei. “Precisamos valorizar o cristão leigo como sal e luz na sociedade e nas diversas realidades temporais”, reflete o pároco solidário.
A programação de celebrações para este fim de ano se estende até o dia 06 de janeiro, quando se comemora a Epifania do Senhor, também conhecido como dia dos reis magos. “Estamos preparando também as comunidades e o santuário para celebrações, bênção de veículos e acolhida de romeiros”, finaliza padre Gutemberg Feitosa.
Missas - acompanhe a programação das missas de Natal, fim e início de ano no Santuário do Padroeiro do Maranhão:
23, sábado, missas 06h, 8h30, 15h e 17h;
24, domingo, missas 06h, 8h30, (batizados 10h), 11h. Missas de véspera de Natal 17h e 19h
25, segunda, missas de Natal 8h30, (batizados 10h) 11h e 17h
30, sábado, missas 06h, 8h30, 15h e 17h
31, domingo, missas 06h, 8h30, (batizados 10h), 11h. Missas de fim de ano 17h e 19h
01, segunda, Ano Novo 8h30, (batizados 10h) 11h e 17h