Março a Igreja celebra São José como padroeiro universal
O Santuário Arquidiocesano celebra São José de Ribamar, o do Padroeiro do Maranhão
Celebrado a 19 de março, São José é declarado pela Igreja padroeiro universal. Esta festa está ligada intimamente aos papas: Gregório XV, em 1621, declarou de preceito a festa litúrgica deste dia. Pio IX elegeu São José padroeiro universal da Igreja. O patronato universal do santo carpinteiro foi ratificado pelos papas seguintes de modo que, em razão de seu ofício, o santo ainda ganhou mais um dia a ser comemorado, primeiro de maio, dia do trabalho, quando Pio XII instituiu a festa de São José Operário, e, em 2013, papa Francisco recomendou inserir na liturgia eucarística o nome de São José, o celebrando, assim, cotidianamente ao lado da Virgem Maria, de quem é castíssimo esposo.
São José, descendente da casa real de Davi, foi escolhido para ser esposo de Maria e pai adotivo de Jesus; sua revelação foi dada em sonho pelo anjo de Deus. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus e é descrito como um justo. Pode-se ver as citações nos livros dos evangelistas Mateus e Lucas, ambos, nos capítulos um e dois.
Como de costume, as festas do Padroeiro do Maranhão são elaboradas pelos párocos solidários, em comunhão com os bispos de São Luís, e toda a comunidade paroquial de São José de Ribamar. “Neste ano de 2018, temos ainda mais motivos para celebrar o nosso Deus fazendo memória do nosso santo. Através da lei municipal – 1145 de junho/2017 e da lei estadual 10.685 de setembro/2017, os poderes públicos do município de São José de Ribamar e do Estado do Maranhão aprovaram o dia 19 de setembro como o dia de São José de Ribamar Padroeiro do Maranhão”, declara padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, ao destacar a importância da celebração das festas esse ano.
Em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”, o Santuário Arquidiocesano traz como reflexão para o novenário o lema da CF “em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8), apresentando São José de Ribamar como modelo de inspiração para uma vida justa e para construção da cultura da paz.
A programação de encerramento, 19, segunda-feira, conta com missas às 06h, 08h30, 11h, 15h – missa de envio da procissão e 17h – missa campal na Concha Acústica. A procissão será às 16h, após a missa de envio, precedendo a missa campal de encerramento na Concha. A quermesse às 19h fecha a programação do novenário 2018.