top of page

Notícias

Santuário inicia novenário do Padroeiro do Maranhão



Foto: Laércio Paixão | Pascom SJR

Santa missa das 08h30, no domingo dia 10, presidida pelo reitor, padre Cláudio Roberto

O Santuário do Padroeiro do Maranhão iniciou neste domingo, 10, o novenário em honra a São José de Ribamar. Este ano, por conta das celebrações culturais do estado pós carnaval que ocorreram na cidade balneária, a programação contou com missas apenas pela manhã. Fato que não reduziu a presença dos fiéis do padroeiro, ao contrário, concentrou um número ainda maior de romeiros no Santuário Arquidiocesano.

Este ano o tema escolhido é Fé Cristã e trabalho em prol do direito e da justiça social, que faz alusão à Campanha da Fraternidade: tema “Fraternidade e políticas públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). Olhando para a figura bíblica de São José como homem justo, dedicado à família e vida em sociedade, o Santuário quer inspirar os romeiros e devotos a defesa da vida e da justiça social. Padre Cláudio Roberto, reitor, explica que o novenário é “um grandioso momento de espiritualidade e de fé”.

 

"um grandioso momento de espiritualidade e de fé"

 

A festa se estende até a terça-feira, 19, quando a Igreja celebra a solenidade de São José como padroeiro universal. Para o encerramento está prevista a programação de missas às 6h, 8h30, 11h, 15h, 16h (procissão de encerramento) e 17h30, missa na Concha Acústica que marca o encerramento do novenário.

Dia 19 de março, dia de São José

Reconhecido pela Igreja como patrono universal, São José é lembrado como modelo de justiça e fidelidade aos planos de Deus; ainda, é considerado é patrono da boa morte, isto, pois, teve a sorte de morrer acompanhado e consolado por Jesus e Nossa Senhora. Em 1621 o Papa Gregório XV oficializa e dedica o dia 19 de março à São José e, em 1642, o Papa Urbano VIII, por sua vez, confirma as comemorações. Foi declarado Patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870 e sua festa solene celebrada anualmente neste dia.

Romaria dos Coroinhas e missas da novena

Anualmente, em março, São José é celebrado no Santuário Arquidiocesano de 10 a 19, com vasta programação de missas, este ano, não diferente, traz entre as principais 06h, 17h e 19h. Ocorrerá também a quarta edição da Romaria dos Coroinhas, dia 16 de março, terceiro sábado do mês, com concentração às 15h no Liceu Ribamarense, Estrada de Ribamar. Confira abaixo programação completa de missas durante a novena:

Segunda: 17h, 19h Terça e sábado: 6h, 15h, 17h, 19h Quarta, quinta e sexta: 6h, 17h, 19h Domingo: 6h, 8h30, 11h, 17h, 19h


Outras Postagens
bottom of page