Campanha da Fraternidade 2022

No último sábado, 05/03 o vice reitor do Santuário São José de Ribamar, Padre Gutemberg Feitosa junto com o Diácono Raimundo Ramos e representantes de grupos e coordenadores das comunidades do Santuário participaram da abertura da campanha da Fraternidade 2022.

A celebração teve início às 16h, com a apresentação das Foranias e do tema central da campanha, na quadra poliesportiva da escola São Vicente de Paulo, em São Luís.

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se deu na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

A Santa missa foi presidida pelo arcebispo Dom Gilberto Pastana, sendo transmitida pela TV Nazaré, no canal 43.1, pelas redes sociais da Arquidiocese e também pela Rádio Educadora do Maranhão 560 Am.

Fotos: Ribamar Carvalho Pascom Sjr