top of page

Notícias

Comunidade Santa Maria 50 anos de evangelização e missão

há 50 anos atrás, foram enviados por padre Lino Roelofs, a época pároco do Santuário São José de Ribamar no mês de Março de 1972, dois mensageiros durante a campanha da fraternidade daquele ano: João Goberto e Manoel Cardoso de lima para realizar os encontros da campanha da fraternidade com as famílias do bairro olho d´gua.

Chegando o fim da campanha da fraternidade, dona Francisca, uma das moradoras mais antigas e um grupo de senhoras da comunidade se perguntaram o que fazer depois de vivenciar momentos de orações em família e entre os vizinhos, reuniram-se e decidiram organizar as orações do mês mariano com o terço nas famílias, passado um tempo conseguiram comprar uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição.

A chegada da imagem foi preparada com grande festa, os moradores que agora reuniam-se para orações nas famílias, um dos membros o senhor Jonas foi em busca da imagem, na hora da compra não lembrava o nome da Imagem que deveria comprar, no momento a vendedora falou que apesar de muitos nomes "Todas são Maria", aquela frase ardeu em seu coração e ele comprou uma imagem e avisou aos demais membros da comunidade que havia comprado a imagem de "Santa Maria", dai deu-se o nome da comunidade Santa Maria, durante todo o ano a comunidade se reuniu, realizou eventos para arrecadar fundos para ajudar os mais necessitados que viviam na comunidade e para ajudar na construção da capela.

no ano seguinte o arcebispo, Dom Mota celebrou a primeira Missa da Comunidade, uma frase dita por ele, aos que prepararam a liturgia da missa foi: "Não se preocupem, Deus não quer o luxo, quer a simplicidade do coração".

A comunidade reunia-se em uma casa, a dona resolveu vender o local. Padre Lino em nome do Santuário se dispôs a ajudar a comunidade para adquirir o espaço para construção da capela, o mesmo onde é hoje a capela da Comunidade de Santa Maria.

nos anos seguintes foram vividos muitos momentos, muitos jovens começaram a participar da comunidade, as famílias juntas iam a missa, levavam seus filhos começaram a catequese, dos grupos de famílias, pastorais através do amor e da comunidade de Santa Maria.

Nosso Santuário agradece o grande trabalho em prol da evangelização da Comunidade Santa Maria e deseja que o engajamento e a missão sejam sempre frutuosos.


texto: Valéria Baldez, jornalista

colaboração: Maria da Natividade(Dona Dadá) coordenadora da Comunidade Santa Maria






Outras Postagens
bottom of page