top of page

Notícias

Comunidade Santa Maria 52 anos de Evangelização e Missão

Valéria Baldez, jornalista integrante da Pascom do Santuário São José de Ribamar


há 52 anos atrás, foram enviados por padre Lino Roelofs, a época pároco do Santuário São José de Ribamar no mês de Março de 1972, dois mensageiros durante a campanha da fraternidade daquele ano: João Goberto e Manoel Cardoso de lima para realizar os encontros da campanha da fraternidade com as famílias do bairro olho d'água. 

Chegando o fim da campanha da fraternidade, dona Francisca, uma das moradoras mais antigas e um grupo de senhoras da comunidade se perguntaram o que fazer depois de vivenciar momentos de orações em família e entre os vizinhos, reuniram-se e decidiram organizar as orações do mês mariano com o terço nas famílias, passado um tempo conseguiram comprar uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição.


A chegada da imagem foi preparada com grande festa, os moradores que agora reuniam-se para orações nas famílias, um dos membros o senhor Jonas foi em busca da imagem, na hora da compra não lembrava o nome da Imagem que deveria comprar, no momento a vendedora falou que apesar de muitos nomes "Todas são Maria", aquela frase ardeu em seu coração e ele comprou uma imagem e avisou aos demais membros da comunidade que havia comprado a imagem de "Santa Maria", daí deu-se o nome da comunidade Santa Maria, durante todo o ano a comunidade se reuniu, realizou eventos para arrecadar fundos para ajudar os mais necessitados que viviam na comunidade e para ajudar na construção da capela.


No ano seguinte o arcebispo, Dom Mota celebrou a primeira Missa da Comunidade, uma frase dita por ele, aos que prepararam a liturgia da missa foi: "Não se preocupem, Deus não quer o luxo, quer a simplicidade do coração". A comunidade reunia-se em uma casa, a dona resolveu vender o local. Padre Lino em nome do Santuário se dispôs a ajudar a comunidade para adquirir o espaço para construção da capela, o mesmo onde é hoje a capela da Comunidade de Santa Maria. Nos anos seguintes foram vividos muitos momentos, muitos jovens começaram a participar da comunidade, as famílias juntas iam à missa, levavam seus filhos começaram a catequese, dos grupos de famílias, pastorais através do amor e da comunidade de Santa Maria.


Atualmente a comunidade é coordenada por Silvia Barros, coordenadora, Secretário: Ramiris Bezerra. Tesoureiro Ary Mendes, O festejo de 2024 inicia dia 01/05 com alvorada de abertura. Dia 13/05  temos procissão luminosa em homenagem a nossa senhora de Fátima. De 01 a 16 temos reza do terço às 19h. De 17 a 25 temos o novenário. Dia 26 encerramento com procissão pelas ruas do bairro. Tema: Maria o sim que transformou o mundo.



コメント


Outras Postagens
bottom of page