Fiéis se adaptam às orientações para prestar veneração ao Padroeiro

Atentos às orientações do Santuário, e da Arquidiocese de São Luís, romeiros e devotos comparacem ao Santuário em número reduzido para bênçãos e pagamento de promessas

Bênção aos fiéis | Foto: Hendrick Gaioso
Bênção aos fiéis

Desde às 06h da manhã missas são celebradas de hora em hora, porém, no confinamento do estúdio da web rádio do Santuário. Lá apenas uma equipe reduzida para a Liturgia das celebrações. Padres, músicos e leitores se revezam de hora em hora e todos com a máxima atenção aos cuidados orientados.

As missas são transmitidas ao vivo pelo instagram e pelo aplicativo e site do Santuário, o mesmo funciona para a Rádio Educadora que transmite nas ondas da AM 560.

Serão celebradas ainda missas às 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e às 17h missa solene de encerramento das celebrações do Padroeiro neste 19 de março. Durante todo o dia a imagem permanecerá exposta na praça da matriz, lugar aberto, com barreiras de proteção para impedir o toque e sob a orientação dos colaboradores para evitar aglomerações e manter a distancia indicada entre os fiéis. São orientados ainda ao uso do álcool em gel teor 70, a lavagem das mãos e a evitar cumprimentos.

A programação sofreu grandes e inesperadas mudanças para atender com cautela e prudência às normas do Ministério da Saúde e às orientações da Igreja local, e particulares do Santuário.

O que se testemunha, contudo, é a fé dos maranhenses. Embora mantenha-se o distanciamento indicado, a adoação de novas práticas de relação e abandono de outras, os romeiros, fiéis à sua devoção, comparecem em número reduzido e em diferentes horários para pagar promessas, pedir bênçãos, agradecer ou simplesmente rezar seu terço na Casa do Padoeiro. Outros muitos rezam de casa e interagem pelos meios de comunicação.

Sejam quais forem os modos, os fiéis comparecem, presencial ou virtualmente, para agradecer a Deus e venerar ao Padroeiro: são acolhidos com a mesma alegria e carinho e recebem suas bênçãos; será assim até o final do dia quando encerrá a programação.

Baixe o aplicativo do Santuário, acompanhe pelo site santuarioderibamar.org ou

pelo instagram.

Baixe o aplicativo da Rádio Educadora 560, acompanhe pelo site educadora560.com.br ou nas ondas da rádio AM 560.