Fé, devoção e gratidão marcam o encerramento do festejo de São José de Ribamar 2022

O Santuário São José de Ribamar celebrou neste domingo(25) o encerramento da festa do padroeiro do Maranhão. Foram 25 dias de festa com celebração da Santa missa todos os dias, orações fé e devoção em São José de Ribamar, milhares de devotos que vieram durantes estes dias para agrdecer por graças alcançadas também para pedir novas graças.

Em 2022 com o tema, "Guardião da Comunhão e Protetor da missão o festejo deu grande destaque a sinodalidade, de acordo com Reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto na vida e missão da igreja. “A festa de são José de Ribamar apresenta-se, assim, como tempo oportuno de evangelização e de oração, de reflexão e de fé. Se Deus quiser, este ano, já com a pandemia bem atenuada, poderemos realizar todas as romarias e procissões que compõem o nosso grandioso festejo.

Segundo o pesquisador Antônio Miranda, as homenagens a São José de iniciaram ainda no século XVII, quando se registra a fundação da cidade. “os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família já eram veneradas por índios que viviam no lugar”. O primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”.

A festa teve seu encerramento com a romaria pela avenida principal da cidade e teve participação de milhares de devotos e romeiros. a Celebração da Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de São Luis, Dom Gilberto Pastana que dirigiu a palavra de gratidão ao povo de Deus que participou da procissão uma profissão de fé rogando ao Santo Padroeiro, rezando, cantando, seguindo o exemplo de São José para que ele interceda pelas situações vividas, para que nos traga a Jesus. "Dois acontecimnentos são intrisicamente ligados, a procissão e a Eucaristia, participar apenas de um é participar de maneira imcompleta".

O Arcebispo Emérito, Dom José Belisário concelebrou a celebração afirmou guardar com carinho os diversos festejos que já participou um doa mais marcantes em 2020 no novenário de Março no inicio da pandemia, quando as celebrações ficarão restritas, neste momento de retomada, com a pandemia controlada, podemos vivenciar a festa de São josé de Ribamar.

O reitor do Santuário Padre Cláudio Roberto em seu agradecimento final agradeceu aos romeiros e devotos, pela presença, participação e comunhão, a arquidiocese de São Luís, Prefeitura municipal de São José de Ribamar, aos orgãos municipais, policia militar, equipes de trabalho do festejo, corpo de Bombeiros, e a todos que contribuiram para festa de São José de Ribamar em 2022.

FOTOS: PASCOM SJR

MAIS FOTOS CLIQUE AQUI https://photos.app.goo.gl/aM8urjZhxnRBphhA7