Instituição e Renovação de Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão no Santuário de São José.
Na tarde deste 12º dia de festa do Padroeiro do Maranhão a Paróquia e Santuário São José de Ribamar celebrou a Instituição e renovação de Ministros Extraordinários da Sagrada comunhão.
Ao todo foram 13 novos membros que receberam a investidura. Os mesmos foram preparados pelo Padre Gutemberg Feitosa e seminarista Fernando França
A expressão“ ministro extraordinário” é para indicar que os ministros ordinários da Eucaristia são o Padre e o Bispo. Os leigos auxiliam os padres na distribuição da comunhão para os fiéis, sejam nas celebrações, como também na comunhão para os enfermos e idosos nas casas.
A primeira e fundamental função do ministro extraordinário da comunhão é levar a Eucaristia para aqueles que se encontram impossibilitados de participar fisicamente da comunidade, seja por motivo de saúde ou idade. Levar a comunhão para estes irmãos e irmãs é uma forma bonita de mostrar que eles são parte da comunidade e Jesus os continua alimentando com sua Palavra e o seu Pão.
A celebração foi presidida pelo reitor do Santuário padre Cláudio Roberto que destacou durante a celebração a importância do ministro dentro das celebrações, também para que todos tomassem a responsabilidade e que pudessem se colocar a serviço sempre com zelo e cuidado pela sagrada comunhão.
Importante também destacar que o Ministro Extraordinário da Comunhão está a serviço da unidade na comunidade. Estando a serviço da Eucaristia, ele tem a importante missão de testemunhar que o amor do Cristo nos une e, por isso, devemos crescer na fraternidade e na compaixão. Por isso, o ministro deve revelar a presença de Cristo, tanto na comunhão que entrega, como em seu coração, que deve amar e servir do jeito de Jesus.
O Santuário agradece a disponibilidade de todos os ministros e pede as bênçãos do Santo Padroeiro para cada um e suas famílias.
Fotos: Valéria Baldez
Comments