Notícias

O Ano de São José Presente para Arquidiocese de São Luís


Foto do Andor de São José, durante novenário, foto: Ribamar Carvalho


Através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”, o papa Francisco ofereceu um presente a todos os féis católicos do mundo inteiro. A convocação do “Ano de São José” nasce do coração do pontífice fazendo um convite para conhecermos melhor o Pai adotivo de Jesus e saber da sua importância dentro do plano de Salvação da humanidade.


Francisco anunciou a convocação de um Ano dedicado a São José, por ocasião do 150º aniversário da declaração do santo como Padroeiro da Igreja Católica, iniciando em 08 de dezembro de 2020 e finalizando em 08 de dezembro de 2021, invocando sua proteção e fidelidade como cuidador da família de Nazaré para cuidar também da sua Igreja, dos seus filhos, especialmente neste tempo de urgência sanitária que enfrentamos.


A Igreja Católica tradicionalmente trata com zelo o “sim” de Maria. Com a iniciativa de convocar o ano de São José o Papa Francisco nos convida a perceber também a importância do "sim" de José para que o plano de salvação pudesse ser concretizado. A convocação do Ano Especial ressalta aa belas virtudes de São José, revelando a integridade dele. No evangelho em Mateus 1,19 recebe o título de justo, um termo que no Antigo Testamento corresponde à palavra santo, uma característica atribuída somente a Deus.

Em nossa Arquidiocese cinco paróquias o têm como seu padroeiro e terão a bonita missão de durante este ano, celebrar e revelar que tudo que Jesus se tornou como homem só se concretizou pela presença paterna de José.


O pai ensinou o menino a trabalhar, a cuidar de sua mãe e ser respeitoso com ela, a ser um homem de oração e sempre próximo aos mais sofredores, um misto de seu divino Pai e do exemplo que teve em sua casa, a missão acolher o Filho de Deus, na sua humildade, e no seu silêncio nos da um grande exemplo como cristãos.

Esta convocação fraterna é um convite a cada um de nós a sermos imitadores do justo e santo padroeiro universal da igreja, que em sua simplicidade, acolheu o Santo de Deus, construindo para ele um lar e lhe dando de presente uma família.


#AnoEpecialdeSãoJosé #PadroeirodoMa #SantuarioSãoJosédeRibamar #Pascom

Outras Postagens