Notícias

PARÓQUIA E SANTUÁRIO SÃO JOSE DE RIBAMAR, ANIVESÁRIO DE 79 ANOS.

Comemoramos, com grande alegria, o aniversário da “elevação do Curato de São José de Ribamar à categoria de Paróquia com o mesmo Orago e a mesma matriz”. Esta elevação deu-se, em 29 de abril de 1942, por decreto do então arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Carlos Carmello.


Tomando por base o conceito canônico, a paróquia define-se como “comunidade de fiéis, constituída estavelmente na igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano” (Cân. 515 - § 1). Isto confere grande responsabilidade na missão evangelizadora, na organização pastoral e na administração, tornando o pároco, sob a autoridade do bispo, o primeiro responsável, na esfera cívil e eclesiástica, por todas as realizações da nova circunscrição.


Nesse sentido, a Paróquia de São José de Ribamar tem sido de grande valor no conjunto da Arquidiocese de São Luís e do Regional da CNBB Nordeste V. Escolhida, desde as suas mais tenras origens por Deus e por são José, como um local de bênçãos, de evangelização dos corações e de muitos milagres alcançados por devotos e fiéis, ela tornou-se sempre mais frequentada não somente por seus paroquianos mas também por inúmeras pessoas, multidões, vindas de outras cidades do Maranhão e de outros Estados da federação.


Este apressurado crescimento, enquanto local de devoção a são José, rendeu-lhe o título de Santuário. Título que lhe foi dado, primeiramente, por parte das multidões e, posteriormente, como reconhecimento da autoridade eclesiástica, por decreto do senhor arcebispo dom José Belisário da Silva, em 09 de setembro de 2011, por ocasião do grandioso festejo de são José de Ribamar.


Uma outra deferência desta relevante paróquia é ter seu padroeiro escolhido pelas multidões de fiéis, ao longo de alguns séculos, desde as suas humildes origens ainda enquanto Curato e Capela até os dias atuais, como o padroeiro do Estado do Maranhão. O que foi reconhecido, a pedido do arcebispo dom José Belisário e do padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, pela assembleia estadual de deputados, lei nº10.685 (22/09/2017) e por sansão do governador do Estado, decreto nº 33.389-A (28/09/2017),

ocasião em que foi decretado e colocado no calendário oficial do Estado o dia do padroeiro do Maranhão, são José de Ribamar, em 19 de setembro. Data a ser comemorada a cada ano dentro da grande festa do Padroeiro do Estado.


Por tudo isso, louvamos a Deus e pedimos as graças necessárias, para que esta Paróquia-Santuário continue com grande empenho o seu trabalho evangelizador, como lugar de acolhida, de encontro de irmãos, lugar de muitos milagres e de muitas bênçãos. São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, rogai por nós!


Pe. Cláudio Roberto Santos Cruz

Reitor do Santuário São José de Ribamar



Outras Postagens