Notícias

Pastoral do Dízimo: Responsabilidade de todos na paróquia

Dízimo é a devolução a Deus, através de nossa comunidade, de uma parcela de todos os nossos rendimentos em forma de ação de graças pelo muito que d'Ele recebemos. Por isso, contribuir com o Dízimo é obedecer a um preceito do Senhor. "Trazei o Dízimo ao Templo do Senhor" (Ml 3,10).

A pastoral está fundamentada em cinco dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa.

Todo Cristão Católico deve devolver o dízimo, é um compromisso individual e intransferível, com Deus, com a Igreja e com os pobres. É uma obrigação assim como amar a Deus e aos irmãos. O amor não é imposto, a contribuição do Dízimo também não pode ser. Um coração agradecido saberá discernir entre 1 e 10% sobre tudo aquilo que ganhar. São Paulo escreve; "Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria" (2 Cor 9, 7).

Implantação no Santuário São José de Ribamar

A Pastoral do Dízimo do Santuário de São José de Ribamar, foi aprovada primeiramente uma Comissão de membros do Conselho Paroquial, presente na Assembleia Paroquial de Pastoral realizada em fevereiro de 2004. Foram designados cinco membros para compor a referida Comissão, sendo eles: Raimundo Ramos, Sousa, Ruth Borralho, Seu Di e José Reis. Estes ficaram responsáveis pela organização e montar o trabalho de estudos e ampliação da equipe. Logo, na assembleia, estes membros montaram uma equipe de estudo com doze membros, sendo eles: Raimundo Ramos, Sousa, Seu Di, Ruth Borralho, Raimundinha, Regina Valois, Gardênia, Haroud, José Reis, Ribamar Santos, Régia e Ribinha. O padre José Bráulio, agradeceu os voluntários que se dispuseram em colaborar na organização para criação da Pastoral do Dízimo e, indicou o Sr. Régio, missionário da Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A equipe coordenação da equipe entrou em contato com o Sr Régio, e marcou a primeira reunião para o dia 17 de fevereiro de 2004. Após um mês e meio de estudo e organização dos trabalhos a Pastoral do Dízimo do Santuário São José de Ribamar, composta por 12 agentes, foi apresentada e implantada no dia 28 de março de 2004, na missa das 17h no Santuário de São José de Ribamar, presidida pelo Padre José Bráulio Ayres, na época, Reitor do Santuário.

Após três anos e oito meses de trabalho do dizimo no Santuário e várias formações nas Comunidades que faziam parte desta Paróquia e Santuário, começou a se trabalhar na implantação do dízimo nas comunidades, primeiramente realizado na Comunidade de Nossa Senhora das Graças, na Campina, no dia 14 de novembro de 2007.

O atendimento e cadastro para quem ainda não é dizimista é feito na Sacristia e na secretaria de nossa Paróquia e Santuário, no horário comercial. A pastoral definiu em reunião que todo segundo domingo de cada mês no horário das 06h da manhã, será celebrada uma missa em ação de graças pelos dizimistas, benfeitores e aniversariantes do mês. Para quem deseja participar da pastoral as reuniões, acontecem na terceira sexta-feira de cada mês, às 19h, no Centro Pastoral do Santuário São José de Ribamar.


Outras Postagens