Altar Mor

Fruto de uma promessa, o Altar-Mor original da igreja matriz São José de Ribamar data de meados de 1935 e  foi destruído anos mais tarde em 1993, restando apenas duas partes que foram reutilizadas no altar atual, uma coluna dentre as quatro que sustentam a estrutura e o tampão do oratório onde ficam as imagens da Sagrada Família. Durante a grande reforma de 2001, o altar foi construído com base em uma réplica do original pela empresa Angra Arte Restauro, no Salão Paroquial São José de Ribamar coordenado pelo marceneiro chefe, Durval Cerqueira. O Altar-Mor abriga a imagem principal de São José de Ribamar, ladeada por seis castiçais, além das imagens de outros santos de devoção do Santuário, como, São Pedro, São Paulo, São Vicente de Paulo, Sagrado Coração de Jesus, entre outros. A ornamentação é feita principalmente com toalhas e flores, respeitando os períodos litúrgicos da Igreja. Durante os domingos,  após as celebrações, os fiéis se dirigem à imagem de São José para pedirem sua bênção e proteção.