MARCA SJR (FHD) (1).png

ANO ESPECIAL DE SÃO JOSÉ (08.12.2020 – 08.12.2021)

INDULGÊNCIAS PLENÁRIAS*

O fiel deverá, após realizar as três condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa, escolher pelo menos uma das 15 (quinze) ações a seguir para alcançar a indulgência plenária.

Ou seja, o fiel deve fazer as três condições habituais mais uma das 15 (quinze propostas abaixo. Em caso de impedimento, por motivo de força superior, o fiel deverá ter a intenção de realizá-los assim que possível e desvencilhar-se dos pecados.

O decreto da Penitenciaria Apostólica indica as 15 seguintes formas:

​

1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.

​

2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.

​

3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos para São José.

​

4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.

​

5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.

​

6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e mortos.

​

7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.

​

8) Os casais de namorados podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.

​

9) Meditar por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.

​

10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.

​

11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.

​

12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.

​

13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.

​

14) Rezar a São José na festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.

​

15) Celebrar a festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.

Os idosos, os doentes e os moribundos que não podem sair de suas casas devido à pandemia da COVID-19 também têm permissão especial para receber uma indulgência plenária, "oferecendo com confiança em Deus as dores e desconfortos" de suas vidas com uma oração a São José, esperança dos enfermos e padroeiro de uma morte feliz.

Sugestões de orações aprovadas:

​

Oração "A ti, bendito José" (Papa Leão XIII)

“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder”.

“Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício; Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter, no céu, a eterna bem-aventurança. Assim seja. Amém”.

​

Oração a São José (Papa Francisco)

Salve, guardião do Redentor
E esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
Em vós, Maria depositou a sua confiança;
Convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José,

Mostrai-vos pai também para nós
E guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
E defendei-nos de todo o mal. Amém.

​

* Indulgência plenária apaga toda pena temporal causada pelo pecado.

Fontes: