Notícias

Santuário apresenta o seu novo Brasão

Por ocasião do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco e celebrado de 08.12.2020 a 08.12.2021, e do aniversário de dez anos de instalação do Santuário, a reitoria realizou pesquisas e decidiu encomendar ao artista baiano e especialista em heráldica, Diego S. Rêgo (No Instagram: @DOM Heráldica), a confecção do Brasão do Santuário São José de Ribamar, bem como de outros materiais acessórios (carimbo, bandeira...). Diego teve oportunidade de pesquisar sobre a história e a devoção ao Padroeiro do Maranhão e também conversou com o reitor e o vice-reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto e padre Guto Feitosa, respectivamente, para colher informações e confeccionar o brasão.

A heráldica (ciência/arte de descrever brasões e emblemas) surgiu na Idade Média e seu objetivo era desenhar a história de famílias, instituições... através de símbolos e cores. Segundo o artista baiano, que há quase dez anos trabalha nessa área e já confeccionou mais de 200 brasões: “Foi uma surpresa imensa poder fazer o Brasão do Santuário, porque acabei conhecendo a história e fiquei impressionado. Hoje me vejo obrigado a conhecer o Maranhão e nosso São José!”

Diego já confeccionou, no Maranhão, os seguintes brasões: Diocese de Grajaú; Seminário Menor São João Maria Vianney, da Arquidiocese de São Luís; Paróquia São José e São Miguel, Barra do Corda; Paróquia São José da Providência, Barra do Corda; Paróquia Santa Luzia, Genipapo dos Vieiras.