Tempo do Advento, tempo de espera e de preparação para a chegada de Jesus no Natal
Reitor do Santuário de São José de Ribamar, padre Cláudio Roberto Cruz, faz reflexão sobre o tempo litúrgico.
Neste primeiro domingo do mês de dezembro, começou oficialmente o advento. É um período em que as pessoas se preocupam em limpar e enfeitar suas casas para o Natal. Mas é muito mais do que isso. É um período em que devemos fazer faxina também em nossas almas e nossos corações. Tirar a poeira e teias de aranha da casa, enquanto tiramos os maus sentimentos de nossos corações: ódio, mágoa, ressentimento, inveja, egoísmo.
O tempo do advento se insere na celebração do ciclo litúrgico. Este é, por sua vez, a celebração dos mistérios de Cristo ao longo de cada ano. O ciclo ou ano litúrgico se compõe da celebração de tempos fortes na liturgia, tais como: tempo do advento, tempo do natal, tempo da quaresma, tempo da páscoa e tempo comum. Neste breve artigo, trataremos de forma sintética do tempo do advento.
O termo advento, em sentido litúrgico, significa sobretudo tempo de espera e de piedosa preparação para a vinda do senhor. Meditamos e celebramos, no advento, a preparação para as duas vindas de Jesus (cf. IGMR 39-42).
Tempo de alegre e piedosa expectativa, para acolhermos o Senhor que vai chegar
留言