81 anos da Paróquia de São José de Ribamar

Em 29 de abril de 1942, por decreto do então arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Carlos Carmello, comemoramos, com grande alegria, o aniversário da “elevação do Curato de São José de Ribamar à categoria de Paróquia com o mesmo Orago é a mesma matriz”.

Segundo o historiador Mário Carvalho, todas as vezes que se tem um grande número de fiéis em torno da escrita, peregrinação ou contato pessoal a um lugar sagrado, este lugar é refúgio para muitos que buscam com fé alcançar milagres, o clero da igreja tem essa posse de decretar ou elevar uma comunidade religiosa a nível de paróquia ou de Santuário. Segundo o conceito canônico, a paróquia define-se como comunidade de fiéis, constituída estavelmente na igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu próprio pastor, sob a autoridade do bispo diocesano” (Cân. 515 - § 1).

Nesse sentido, a Paróquia e Santuário de São José de Ribamar pode ser comparado a outros Santuários Brasileiros com grande devoção, como o Santuário Nacional de Aparecida, ou de Nossa Senhora de Nazaré em belém, o historiador Antônio Miranda relata que essa devoção é uma expressão de imitação de uma virtude, sendo São José de Ribamar protetor da cidade edificada acima do mar, onde a verdadeira devoção a São José é conhecer pormenorizadamente toda história de sua vida e tentar imitá-lo. A crescente devoção de São josé, fez com que muitos devotos, viessem até este lugar sagrado para pagar promessas, pedir bençãos e graças, batizar seus filhos, e comentou que “ a importância da criança ser batizada na paróquia ribamarense, não é ser somente batizada, mas também crescer na instrução e seguimento na fé instruída pelos pais, padrinhos e catequistas

Padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário afirma em seu artigo que o reconhecimento dado a Paróquia de São josé de Ribamar se dá pelas multidões de fiéis, ao longo de alguns séculos, desde as suas humildes origens ainda enquanto Curato e Capela até os dias atuais, como o padroeiro do Estado do Maranhão. O que foi reconhecido, a pedido do arcebispo dom José Belisário e do padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário, pela assembleia estadual de deputados, lei nº10.685 (22/09/2017) e por sanção do governador do Estado, decreto nº 33.389-A (28/09/2017),ocasião em que foi decretado e colocado no calendário oficial do Estado o dia do padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar, em 19 de setembro. Data a ser comemorada a cada ano dentro da grande festa do Padroeiro do Estado.

Rendemos graças por tantos milagres alcançados pela devoção a São José, por nossa Paróquia receber ao longo de muitos anos fiéis que vêm agradecer por todas as bênçãos recebidas, por nosso Santuário ser um lugar sagrado, lugar de evangelização e acolhimento, pedimos a benção e a proteção de São José de Ribamar continue alcançando cada dia mais e mais multidões, aquecendo os corações aflitos e atingindo aqueles que necessitam renovar sua esperança e fé.