top of page

Notícias

SÃO JOSÉ CARPINTEIRO, PADROEIRO DOS OPERÁRIOS

O trabalho humano é uma participação magnífica na obra criadora de Deus. Essa participação se realiza de forma bem expressiva na sagrada família de Nazaré, especialmente na carpintaria de são José. Por isso, o papa Pio XII, em 1955, estabeleceu que o dia 1º de maio, dia internacional dos trabalhadores, seja também a festa de são José operário, carpinteiro, padroeiro dos trabalhadores.

A Igreja quer, assim, que o humilde operário de Nazaré, que proveu a sagrada família do necessário, estabelecendo, pelo trabalho, uma profunda comunhão com Deus, proteja as famílias e os operários cristãos, auxiliando-os com o seu testemunho e com a sua intercessão.

Pelo trabalho humilde e efetivo, trabalho de pai de família e de operário, são José soube acolher, tutelar e preparar humanamente Jesus, para que ele realize, em prol de toda a humanidade, a obra salvadora de Deus. O trabalho da carpintaria de são José, além do sustento, oferece também uma identidade operária a Jesus e a Maria, podemos constatar isso nos textos dos evangelhos. Em Mt 13,55, lemos: “não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua Mãe?” E em Mc 6,3: “Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria?”. É, assim, toda a família de Nazaré que se identifica com a carpintaria de são José, com o trabalho operário.

Por tudo isso, o dia 1º de maio, “dia dedicado à celebração do trabalho, para nós, cristãos, encontra a sua personificação típica em Cristo, o qual quis ser classificado, na vida humana, como o « filho do carpinteiro ». (cf. Paulo VI – discurso aos operários, 1º de maio de 1971). Como Jesus na carpintaria de são José, devemos assumir o trabalho como ação humana que atua no interior da graça de Deus.

O trabalho assim visto não fica reduzido ao mero aspecto financeiro nem é simplesmente instrumento que visa freneticamente o lucro. O trabalho humano, considerado à luz da carpintaria de Nazaré, não é mercadoria, é, antes de tudo, fonte de vida e cooperação na edificação da família e da sociedade; direito à autorrealização pessoal e profissional, direito ao consórcio familiar digno, direito à participação na construção do bem-comum.

Enaltecendo a festa de são José, padroeiro dos operários, o Santuário de são José de Ribamar realizou, de 28 de abril a 1º de maio, o tríduo e a festa de são José operário. Agradecemos a todos pela participação! Que são José operário, são José de Ribamar, interceda por todos nós!


Padre Cláudio Roberto Santos Cruz

Reitor do Santuário SJR













Outras Postagens
bottom of page