Advento, o tempo da espera do Senhor

O Advento é um período litúrgico que marca o início do novo ano litúrgico na tradição da Igreja Católica. Este período antecede o Natal e tem uma duração de quatro semanas, começando no domingo mais próximo de 30 de novembro, que é o dia de São André, e terminando na véspera de Natal. O Advento é um tempo de preparação, expectativa e esperança, no qual os fiéis são convidados a aguardar o nascimento de Jesus Cristo.

Significa sobretudo tempo de espera e de piedosa preparação para a vinda do Senhor. Celebramos, no advento, a preparação para as duas vindas de Jesus (cf. IGMR 39-42). A primeira vinda, quando Deus se encarna, faz-se humano e habita entre nós (cf. Jo 1,14); a segunda vinda, quando o Filho do homem, no fim dos tempos, vier julgar os vivos e os mortos. Outra passagem relevante é encontrada em Lucas 1:26-38, onde o Anjo Gabriel anuncia a Maria que ela conceberá pelo Espírito Santo.

O Natal, preparado pelo advento, é considerado por nós cristãos como a festa iluminada. No evangelho de João, Jesus diz: “Eu sou a Luz do mundo!” (cf. Jo 8,12)Durante o Advento, as igrejas católicas adotam uma decoração mais sóbria e os paramentos litúrgicos podem assumir uma cor roxa, simbolizando penitência e reflexão. As quatro velas da coroa do Advento são acesas a cada domingo, representando as quatro semanas de preparação. A cada semana, uma nova vela é acesa, simbolizando a luz que se aproxima com a chegada do Salvador. Maria, Mãe de Jesus, desempenha um papel significativo nesse período, sendo vista como modelo de espera e confiança na providência divina, uma preparação para celebrar o nascimento de Jesus em Belém, um tempo para se voltar para o futuro e aguardar a segunda vinda de Cristo, quando, segundo a fé cristã, ele virá como juiz e rei.

Advento é um tempo especial que convida os fiéis a refletirem sobre o significado mais profundo do Natal, a prepararem seus corações para acolher o Salvador e a renovarem sua esperança na promessa da redenção trazida por Jesus Cristo.