Grande Encerramento do festejo de São José de Ribamar 2023

O Santuário São José de Ribamar celebrou neste domingo(01) o encerramento da festa do padroeiro do Maranhão. 31 dias de festa com celebração da Santa missa todos os dias, orações fé e devoção em São José de Ribamar, milhares de devotos que vieram durantes estes dias para agradecer por graças alcançadas também para pedir novas bênçãos.

Com o tema, "São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão” e lema “Corações ardentes pés a caminho” destacando o ano vocacional nacional (20/11/2022 a 26/11/2023) promovido pela Igreja Católica no Brasil através da CNBB. O festejo deu grande destaque a Intercessão de São José o seu exemplo em prol das vocações e da missão da Igreja no mundo de hoje, de acordo com o Reitor do Santuário, Padre Cláudio Roberto na vida e missão da igreja. “A festa de São José de Ribamar apresenta-se, assim, como tempo oportuno de evangelização e de oração, de reflexão e de fé". Dezenas de romarias organizadas pelo Santuário São José de Ribamar ao longo do festejo 2023. Já no dia primeiro de setembro, a abertura aconteceu com a Romaria da Alvorada, com concentração às 5h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Moropóia, em São José de Ribamar

Segundo o pesquisador Antônio Miranda, as homenagens a São José de Ribamar se iniciaram ainda no século XVII, quando se registrou a fundação da cidade. “os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família já eram veneradas por índios que viviam no lugar”. O primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”.

A festa teve seu encerramento com a romaria pela avenida gonçalves Dias, principal da cidade e teve participação de milhares de devotos e romeiros. a Celebração da Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana que dirigiu a palavra de gratidão ao povo de Deus que participou da procissão uma profissão de fé rogando ao Santo Padroeiro, rezando, cantando, seguindo o exemplo de São José para que ele interceda pelas situações vividas, para que nos traga a Jesus. "Quandovamos a uma festa, sobretudo uma festa religiosa, nos vamos para rezar, nós vamos nos encontrar com senhor, vamos nos encontra com São josé de ribamar e aprender com ele como direcionar a nossa vidapara Deus, vamos cantar, vamos rezar, vamos nos reconciliar e vamos aprender a ser mais fortes e ter mais fé". afirmou o Arcebispo, e continuou "Tudo deve paraR, tudo deve calar para nos encontramos com Jeus, e nós devemos escutar o que São José tem a dizer".

O reitor do Santuário Padre Cláudio Roberto em seu agradecimento final agradeceu aos romeiros e devotos, pela presença, participação e comunhão, a arquidiocese de São Luís, Prefeitura municipal de São José de Ribamar, aos órgãos municipais, Polícia Militar, equipes de trabalho do festejo, Corpo de Bombeiros, e a todos que contribuíram para festa de São José de Ribamar em 2023.

confira algumas fotos:

fotos: Ribamar Carvalho